quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nossas praças abandonadas


A praça que já foi cartão postal da cidade sofre com a sujeira, falta de segurança e abandono dos sanitários, parquinho, dos seus monumentos e iluminação precária.

Moradores do Centro da cidade, frequentadores, comerciantes reclamam da falta de estrutura e segurança das principais praças da cidade (centro e museu). Entre os principais problemas das praças estão a sujeira e falta de higienização adequada.
A sujeira e mau cheiro se devem muitas vezes aos mendigos que improvisam moradias na praça, estendem roupas, fazem suas necessidades fisiológicas em plena praça. Os frequentadores ficam expostos e sujeitos inclusive a doenças (bem próximo ao museu temos o centro de Vacinas). 

“Já cheguei a encontrar drogas escondidas no meu local de trabalho”, afirma um comerciante que não quis se identificar. Ele ainda afirma que já denunciou a ocorrência de usuários de drogas no local, várias vezes, tanto de dia, quanto a noite. 

O auxiliar de manutenção Pedro, reclama que as praças estão abandonadas. “Falta segurança, os andarilhos tomam conta da praça, a noite falta segurança.”
Uma comerciante do local reclama que a sujeira da praça está se tornando cada vez mais comum. “Já reclamei na prefeitura, mas ninguém toma providência, temos que conviver neste local sujo.”

Para outra comerciante falta mais policiamento. “Ficam muitos mendigos na praça comprometendo o patrimônio público”. "À noite dá até medo de passar perto. Toda a área central da cidade está abandonada  "Não só as praças, mas várias ruas aqui no centro  estão com mato nas calçadas e nas guias e os buracos aumentam a cada dia.

Para alguns comerciantes  a folhagem alta dos canteiros da praça central e algumas lâmpadas queimadas deixam a praça escura favorecendo a presença de usuários de drogas. “Após as 20h não passa ninguém  para fazer a segurança.”
De acordo com eles, a situação do local incomoda a todos. "É uma vergonha a praça desse jeito. Não tem como a população frequentar, fazer caminhada, porque é perigoso. É um patrimônio nosso. A Prefeitura não vem fazer higienização dos bancos e dos monumentos, mas a gente também não tem condição de cuidar."
As praças estão abandonadas. A fonte luminosa não funciona faz um tempão e o piso em pedra portuguesa está sujo e solto, o Coreto municipal em petição de miséria, os monumentos a mercê de pombos e de enxames de abelhas o que se torna uma ameaça a quem anda por ali. Detalhe no próximo dia 27/09 o Movimento Capivari Solidário deve promover uma justa  homenagem ao nosso Poeta  Rodrigues de Abreu,  a minha sugestão (caso a prefeitura não tome nenhuma providencia) é promovermos um mutirão de limpeza  nos principais monumentos da cidade, quem sabe o poder publico toma vergonha e trata de arrumar a casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário