quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CAPIVARI É NOME DE MOEDA


O dinheiro em Silva Jardim, na Baixada Litorânea, não é mais o mesmo, começOU a circular nesta terça-feira (16) a primeira moeda social do Estado do Rio de Janeiro, o “Capivari”. A nova moeda, que é administrada com recursos do município, vai ser usada para financiar o comércio local e vale a mesma coisa que o Real, porém só deve ser usada dentro de Silva Jardim.
A circulação da nova moeda é amparada pela Lei de Economia Solidária proposta pela Administração Municipal e aprovada pela Câmara, em 27 de maio último.
A circulação da nova moeda, vai ser gerenciada pelo Banco Comunitário Capivari (BCC), que, além de realizar o trabalho de “câmbio”, isto é, a troca de reais por Capivaris, terá uma linha de crédito para pequenos empreendedores, a qual irá beneficiar a geração de trabalho e renda no município. Na estrutura física, o BCC já começa a funcionar com um caixa, dois analistas de créditos e um gerente. A princípio serão postos em circulação 50 mil Capivaris, o que corresponde a R$ 50 mil, divididos em cédulas de 50 centavos (lilás), um (verde), dois (salmão), cinco (amarela) e dez (azul) Capivaris.
Dos 93 estabelecimentos cadastrados na associação comercial de Silva Jardim, 80 já se interessaram em usar o Capivari. O proprietário de uma oficina de consertos de bicicletas, residente no bairro da Fazenda Brasil, foi o primeiro a fazer empréstimo de “Capivari”, crédito pré-aprovado pela equipe de analistas. A expectativa é que o comércio cresça em 30% com as vendas de natal por conta da nova moeda.
O Capivari
O nome da moeda é uma homenagem ao antigo nome de Silva Jardim: Capivari. Esse também é o nome do rio que corta o centro do Município.
Capivari significa “rio que tem capivara”, o que também justifica a escolha da gravura que ilustra as cédulas.

http://videos.r7.com/cidade-fluminense-tem-nova-moeda-em-circulacao/idmedia/23746e226de09a90b91744342293582b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário