segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SERA QUE VOCE VOTOU NUM PSICOPATA?




Pode ter certeza que sim! Eu também! Não estou falando do “Maníaco do Parque ou do Chico Picadinho”. Mas tanto eles como alguns políticos sofrem do mesmo problema: uma total ausência de compaixão, nenhuma culpa pelo que fazem ou medo de serem pegos, além de inteligência acima da média e habilidade para manipular quem está em volta. A gente costuma chamar pessoas assim de monstros, gênios malignos ou coisa que o valha.  O nome mais conhecido é psicopatia, mas também se usam os termos sociopatia e transtorno de personalidade antissocial.

Os psicopatas que não são assassinos estão em escritórios e gabinetes por aí, muitas vezes ganhando uma eleição atrás da outra enquanto mostram para todos os defeitos do adversário. Certamente você pode encontrá-los de baciada entre políticos que desviam dinheiro de merenda para suas contas bancárias, que compram terreno e imóveis superfaturados, que permitem direcionamento de licitações, que vivem se agredindo entre si, pouco se incomodando com pacientes que estão morrendo por falta de médicos, medicamentos e pelo fechamento da UTI, políticos que fazem vista grossa diante do consumo de drogas e do aumento da vadiagem e da prostituição e do próprio trafico de drogas nas cidades em que governam! Lendo este artigo, não se surpreenda se você achar que votou em algum. Certamente você já o ajudou a se eleger.
Não se preocupe eu também já me deixei enganar (ou se preocupe?)! Seja como for, não é fácil identificar um. Psicopatas não têm crises como doentes mentais: o transtorno é constante ao longo da vida. 
Outras funções cerebrais, como a capacidade de raciocínio, não são afetadas. 
Algumas características, no entanto,são evidentes.


Segredos e mentiras
Atributo número 1: mentir. Todo mundo mente, mas políticos psicopatas fazem isso o tempo todo, com todo mundo. Inclusive com eles mesmos. São capazes de dizer “Já saltei de paraquedas” e, logo depois, “Nunca andei de avião”, sem achar que existe uma grande contradição aí. Quando você o procura no gabinete manda dizer que está em reunião, quando liga: ou manda dizer que não está, ou que esta em outra ligação muito importante falando com a “Presidenta Dilma” sobre as verbas para recuperar a “malha viária” da cidade!
Algum como eu tem falhas grotescas de português e de concordância, mas se acham os maiores “mestres” em todo e qualquer assunto! O lado tragicômico disso é que dois meses depois da eleição nós estamos lá dizendo “nossa como eu fui burro” e dois meses antes da próxima eleição lá estamos nós de novo manipulados e grudados no pau da bandeira com a foto do “DOIDÂO”!

As características de um politico psicopata
Charme
Tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis. Por isso, torna-se líder com frequência. Seja na câmara municipal, seja na cadeira do presidente da republica.
Inteligência
O QI costuma ser maior que o da média: alguns conseguem se passar por mestres ou pastores sem nunca ter lido um livro ou a própria Bíblia.
Ausência de culpa
Não se arrepende nem têm dor na consciência. É mestre em botar a culpa nos outros por qualquer coisa. Tem certeza de que nunca erra.

Espírito sonhador
Vive com a cabeça nas nuvens. Mesmo sem a mínima chance de se eleger, ele só fala sobre as glórias que o futuro lhe reserva.
Habilidade para mentir
Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse à verdade mais cristalina.
Egoísmo
Faz suas próprias leis. Não entende o que significa “bem comum”. Se estiver tudo ok para ele, solta um monte de panfletos e não interessa como está o resto do mundo.
Frieza
Não reage ao ver alguém chorando e termina relacionamentos sem dar explicação. E quando resolve falar mostra que foi traído “por quem ele mais ajudou”.

Parasitismo
Quando consegue a confiança de alguém ou consegue se eleger, suga até a medula. O mais comum é nos usar para a eleição e nos abandonar um dia depois da vitória (afinal ele esperava bem mais de você)
Não se desespere logo você vai cair de novo (ele não vai te matar por que precisa do seu voto na próxima eleição)!
Esta e mais uma adaptação de "Jo menezes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário