quinta-feira, 21 de outubro de 2010

UMA TRANSPARENCIA OPACA

FALA "SEUDOIDÃO"
Quando falamos em transparência, muitos leitores devem se perguntar o que exatamente isso significa. É certo que ouvimos essa palavra nos noticiários políticos um sem número de vezes, no bojo de análises feitas por comentaristas políticos que apontam sempre para a mesma constatação: a política no Brasil não se faz de forma transparente. E quem perde mais com isso? Você!!!.

Muitos são os INDICIOS de obscuridade na administração pública MUNICIPAL. Um deles, dá a exata medida do quão tais práticas estão entranhadas na cúpula da administração: a esposa de um vereador é a chefe de gabinete  da prefeitura municipal  (segundo a lei municipal  n° 3109 de 26/10/05 , comemorando 5 anos), ao que parece não é lembrada nem pelos vereadores!

Licitação na modalidade convite: conflito entre os princípios da legalidade e da competitividade:

Refere-se a um aparente conflito entre os princípios da legalidade, segundo o qual a Administração Pública só pode fazer o que a lei determina, e o da ampla competitividade.  Tivemos um caso em nossa cidade, onde apenas 3 firmas de Indaiatuba foram convidadas.
Ainda que essa situação não configure prova de fraude à licitação ou de favorecimento a entidades privadas, em detrimento do interesse público, entendemos que esse tipo de comportamento não teria lugar em uma  cidade minimamente séria, pois representa uma verdadeira afronta a princípios basilares da administração pública, tais como a impessoalidade e moralidade, colocando o governo em xeque em relação à indispensável transparência no âmbito do Poder Público, algo que deveria ser combatido desde o início do mandato.

Não basta ser honesto, é preciso demonstrar honestidade também. 
Locação de Imoveis de parentes de Secretaria e do vice-prefeito.
Avaliador do imovel adquirido pela prefeitura, dorme na casa do Seretário da Habitação, segundo a fala de um vereador da base do governo!
O prefeito assume em programa de radio que sabe que os médicos não cumprem horario de trabalho!
Veiculos da PM que circulam sem nenhuma idendificação"
E mesmo que no fim de toda essa polêmica venha a prevalecer a velha máxima de que “sem provas não há culpados”, repudiamos veementemente essas atitudes que fazem a administração pública atual assumir um modelo clientelista e patrimonialista, pois é impossível falar em transparência se não há clareza em relação às pessoas que ocupam cargos estratégicos do governo, se não há clareza quanto aos vínculos familiares existente entre elas e, principalmente, se não há clareza em relação aos “negócios” conduzidos por essas pessoas.

O mais importante ainda é criar uma lei que obrigue a  publicação em tempo real, na internet, as despesas dos gestores públicos nos mínimos detalhes em uma nota de empenho padronizada e de fácil entendimento de toda a população, publicação on line de todos os atos de processos licitatórios, muito diferente de um site de pseudo-transparência da prefeitura de  nossa  cidade que tem ai, e que nem contadores profissionais conseguem entender – isso não é transparência”.

Fazer cumprir as leis é obrigação do poder Legislativo e todos os vereadores precisam estar preparados para obrigar o prefeito a cumprir essa norma, que no meu entender é uma das ferramentas mais importantes já criadas para controle e transparência da Gestão Pública”!
Ou  será que vamos exigir isso só da próxima administração?
  É hora de todos saberem exatamente o que vem sendo feito com o dinheiro e o patrimônio públicos. Gravem bem essa palavra, meus caros leitores: TRANSPARÊNCIA. É por isso que estamos lutando e vamos continuar lutando.

Estamos de olho. .

Um comentário:

  1. Inveja MATA!!!!!!!!!!!

    Pena que erva daninha a geada não mata!!!!

    Parou de MAMAR.... CHORAAAAAAAAA!!!!!

    Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir