segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BRASÍLIA EM TEMPO REAL

Campanha de Arruda no DF financiou 236 candidatos!

Promotor eleitoral em São Paulo, Maurício Antônio Ribeiro Lopes afirmou que o elevado número de candidatos ajudados por Arruda surpreende e que, em tese, a ausência de datas pode significar ilegalidade. "Isso é sério, pode caracterizar fraude. Existem prazos para a captação e a transferência de recursos. Sem as datas, não há como fiscalizar." O promotor, porém, não vê ilegalidade na distribuição em si.
Na prática, a conta da campanha ao governo do DF funcionou como um comitê eleitoral. Candidatos ouvidos pela Folha relataram, inclusive, que achavam ter sacado os valores de um "comitê" ou do "diretório regional" do partido. Mas, para a Justiça Eleitoral, esse comitê jamais existiu formalmente.


Segundo relatos, funcionava assim: o candidato recebia um telefonema dos dirigentes do seu partido e buscava os recursos em mãos, ora em cheques, ora em dinheiro vivo, no escritório da campanha de Arruda.

Arruda informou à Justiça ter arrecadado R$ 8 milhões e desembolsado o mesmo valor na corrida eleitoral. O principal financiador de sua campanha foi oculto. Cerca de R$ 3,57 milhões (44,3% do total) vieram do Diretório Nacional do DEM, cuja sede fica em Brasília. Por uma brecha da lei, os diretórios podem captar recursos de empresas e pessoas e repassá-los a determinado candidato sem revelar a origem do dinheiro.

Segundo os candidatos ouvidos, o responsável pela entrega das doações era o atual coordenador político do governo do DF, Adelson Cardoso. Procurado, ele não ligou de volta.
(Brasilia em tempo real)

2 comentários:

  1. Agora parou de escrever merda sobre a cidade, e fica copiando textos de outros sites? E ainda por cima, texto de dois meses atrás!

    Se vai copiar texto, pelo menos cite a fonte, seja educado.

    Olha o original aqui:
    http://clipping.tse.gov.br/noticias/2009/Dez/7/campanha-de-arruda-no-df-financiou-236-candidatos

    ResponderExcluir
  2. Comentários desse tipo serão melhores aceitos se o leitor tiver a coragem de se identificar!
    O post é do site: Brasilia em tempo real(como o titulo diz)

    ResponderExcluir